13 de jan de 2013

Dia Nacional da Fotografia e do Fotógrafo



Oito de janeiro é o dia dos fotógrafos brasileiros, conheça a história da data
O Portal Photos não poderia deixar esta terça-feira passar em branco, no dia 08 de janeiro comemora-se o Dia Nacional da Fotografia ou Dia Nacional do Fotógrafo. Apesar de a data ser oficial em alguns locais é celebrada entre os dias 05 e 09, ou até no dia 16. Mas você sabe o motivo destas datas? Já que mundialmente comemora-se o Dia Internacional da Fotografia no dia 19 de agosto? Diante desta dúvida aí vai um pouco de história para os fotógrafos brasileiros.
Em 16 de janeiro de 1840, o abade Louis Compte desembarca no Rio de Janeiro, trazendo consigo todos os equipamentos necessários para a produção de daguerreótipos (uma das primeiras formas de reprodução fotográfica). A novidade vinda de Paris introduziria a fotografia no Brasil. Compte apresentou o daguerreótipo ao imperador D. Pedro II, que é considerado oficialmente o primeiro fotógrafo brasileiro.
Os jornais da época noticiaram o ocorrido: “Finalmente passou o daguerreótipo para cá, os mares e a fotografia, que até agora só era conhecida no Rio de Janeiro por teoria [...] Hoje de manhã teve lugar na hospedaria Pharoux um ensaio fotográfico tanto mais interessante, quanto é a primeira vez que a nova maravilha se apresenta aos olhos dos brasileiros. [...] É preciso ver a cousa com seus próprios olhos para se fazer ideia da rapidez e do resultado da operação. Em menos de nove minutos, o chafariz do Largo do Paço, a Praça do Peixe, o mosteiro de São Bento, e todos os outros objetos circundantes se acharam reproduzidos com tal fidelidade, precisão e minuciosidade, que bem se via que a cousa tinha sido feita pela própria mão da natureza, e quase sem a intervenção do artista”. (Jornal do Commércio)
Ainda tem quem diga que houve uma descoberta isolada da fotografia no Brasil. Segundo o historiador BórisKossoy, o pesquisador Hércules Florence havia descoberto a fotografia seis anos antes do anúncio oficial do feito de Daguerre. Sem conhecimento das pesquisas na Europa, Florence foi a primeira pessoa a usar o termo, em 15 de Agosto de 1832, em Campinas, no interior do Estado de São Paulo.
Não se sabe exatamente o motivo para a mudança de datas, o fato é que no mês de janeiro de 1840 o Brasil teve seu primeiro contato com a fotografia vinda da Europa. Já, o dia 19 de agosto, que conhecemos como Dia Internacional da Fotografia, refere-se à data em que a Academia Francesa de Ciências reconheceu a invenção de Louis Daguerre e o governo da França anunciou o Daguerreótipo como domínio público, no ano de 1839.

Nenhum comentário:

Postar um comentário