23 de abr. de 2013

Clicando Teias de Aranha


Fotógrafo da Austália passa dicas de como conseguir uma imagem marcante de teia de aranhaComo clicar uma teia de aranha em 10 passos
arren Rowse, fotógrafo da Austrália, é o editor e fundador do site Digital Photography School e doSnapnDeals, além disso ele mantém um blog sobre dicas de fotografia. Em um de seus posts o fotógrafo explica como fotografar uma teia de aranha.
Segundo o próprio fotógrafo o assunto rende diversas possibilidades para fotografar, mas também traz desafios. “Há alguma coisa em sua delicada natureza, flexibilidade e beleza que nos atrai para elas o tempo todo”, declara Darren no post em que passar 10 dicas para ajudar neste click.
1 – Fotografe em um dia calmo
Teias de aranhas são incrivelmente leves e se houver um leve sopro no ar, elas poderão arruinar uma fotografia. Isto pode causar não apenas um borrão na teia, mas também o movimento poderá derramar qualquer umidade sobre elas, podendo inclusive quebrá-las. Geralmente a parte mais calma do dia é de manhã bem cedo, que também é uma boa hora para achar teias cobertas de orvalho.
2 – Procure um fundo escuro
O fundo de todas as imagens é importante, pois eles irão adicionar informação ou distrair o espectador. Para teias de aranha é particularmente importante ter um fundo liso e de preferência escuro. Isto irá permitir que a própria teia seja o destaque da foto.
3 – Limite a sua profundidade de campo
Para isolar mais a teia do primeiro plano e do fundo escolhido, uma grande abertura (baixo f stop) lhe proporcionará uma pequena profundidade de campo. Isto irá tirar seu fundo do foco.
4 – Fotografe de frente
Fotografar teias de todos os ângulos pode gerar resultados interessantes, porém, fotografar exatamente de frente dela vai por toda a teia em foco. Claro que você pode experimentar outros ângulos com pouca profundidade de campo para ver o efeito pode conseguir.
5 – Use o foco manual             
Mude sua câmera para o modo manual de foco, pois para fotografia macro qualquer alteração de foco pode trazer grandes impactos para a imagem. Como as teias são extremamente finas, uma pequena alteração de foco poderá arruinar sua fotografia.
6 – Use tripé
Manter a teia imóvel em um dia clamo é importante, mas muito importante também é manter a sua câmera imóvel. As teias em contraste com o fundo perdem facilmente seus detalhes com o mínimo de movimento.
7 – Orvalho na teia
Uma fotografia clássica de teia de aranha é aquela com orvalho ou gotas de chuva nela. A grande jogada da umidade na teia, é que ela ajudar a aumentar e destacar a teia. Lembrando que o melhor horário para pegar a teia com orvalho é no inicio da manhã.
8 – Encha o quadro
Utilize o zoom para fazer um close na teia de aranha. Se você tiver uma objetiva macro, ou o modo macro em sua câmera, será de grande ajuda para manter o close e também o foco. O ideal é manter o quadro inteiro com a teia, e os padrões que se vê nela.
9 – Fotografe dos dois lados
A vezes a teia pode parecer opaca e sem vida de uma lado, enquanto do outro lado tem uma luz que traz vida à ela. Isto o ajudará também a ver a teia por outros ângulos e diferentes fundos.
10 – Experimente usar um flash
Particularmente eu acho que a luz natural é a melhor, mas algumas vezes adicionando alguma luz artificial pode ressaltar a teia e conseguir um resultado inesperado.
Texto extraído do Portal Photos.


Nenhum comentário:

Postar um comentário